quarta-feira, 31 de agosto de 2011

REUNIÃO AMPLIADA DISCUTE SOBRE GREVE COM ESTUDANTES DA UFMT!!!

  Hoje dia 31/08/2011 se pode dizer que finalmente se conseguiu realizar uma reunião com os estudantes da UFMT sem que se houvesse tumultos!!!!
  A reunião na verdade era pra ser uma Assembléia Geral, porém como consta no Estatuto da Entidade, é necessário que se tenha um quorum mínimo de 100 alunos. Este quorum não foi atingido desta forma a Assembléia passou a ser uma Reunião Ampliada, que se realizou no saguão   do Restaurante Universitário e teve uma duração de 2 horas, iniciando-se as 10:40 da manhã.
  Na mesa estavam presentes Ricardo Gusmão (coord. De cultura) , Alex Zopelleto (coord. Geral), Jéssica Cantarini (coord. Geral) e Guilherme Almeida (coord. Geral).
O Dce apresentou as pautas que estará na LUTA:
  • 1- Garantia do Movimento estudantil,
  •  2-Abertura imediata de concursos públicos para professores,
  •  3- Ampliação da bolsa permanência e alimentação,
  •  4- Melhoria e amplia do RU ( cafe da manhã e suco),
  •  5-Término das casas de estudantes,
  • 6- Contrução de Novas casas de Estudantes,
  • 7- Criação de um centro de Vivências,
  • 8- Garantia de acessibilidade,
  • 9- Criação da creche universitária,
  • 10- Garantia de Passe Livre integral, bem como para alunos que desenvovem Pesquisas e estágios.
  O  Professor Doutor Roberto Boaventura esteve presente na reunião  representando os Professores da Universidade. Em sua fala Explicou as Pautas da Greve bem como o fato de a greve estar próxima do fim, tendo em vista a desmobilização da categoria, apontando assim a importância  de uma greve conjunta não somente no Campus de Cuiabá, dos técnicos alunos e professores, mas também a Nível Nacional.
  Vários centros acadêmicos estiveram presentes nesta reunião e apresentaram as pautas Gerais e Internas de seus respectivos cursos:
·               Biologia: Adequação da frade curricular, Contratação de professores através de concursos, Manutenção dos laboratórios, Formação de uma comissão permanete de avaliação do do Instituto,Aulas de campo planejadas, Compra de equipamentos para os laboratórios,  dentre outras que está disponível no blog do CA pelo endereço: http://cabioufmt.wordpress.com/2011/08/31/reivindicacoes-da-assembleia-de-estudantes-de-biologia-seg-29082011/;
·               História: Conclusão das Obras iniciadas desde a Implantação do REUNI, que ampliou as vagas, porém a contratação e adequação do espaço físico, como laboratórios, não acontecera no mesmo ritmo, desqualificando desta forma o ensino desta Universdidade;
·               Letras:  Contratação de professores, reestruturação da carga horária de algumas disciplinas, Reforma dos banheiros do IL, bem como a higienização dos mesmo; Melhoria no Acervo e Auditório do IL, Contratação de técnicos para os laboratórios de Informática, Maior representatividade dos discentes nos colegiados de curso assim como no CONSUNI e CONSEPE.
·               Filosofia:  Abertura do RU e Biblioteca devido essencialidade dos serviços para os discentes.
·               Geografia:  Aulas de campos, bem como diária e disponibilidade de ônibus da UFMT  para as aulas, tendo em vista que houve alguns cortes pela administraçção da Universidade, desta forma aulas de campo foram canceladas prejudicando os discentes do curso.
·               Psicologia: Construção de um bloco,  Ampliação da assistência Estudantil,  Passe Livre também aos estagiários de todos os cursos, Abertura imediata do Bloco Anexo, Funcionamento dos Serviços de Psicologia Aplicada e melhoria nos Laboratórios.
·               Arquitetura: Expansão do Espaço Físico.

·               Veterinária: Conclusão imediata do Hospital de Grande Porte, laboratórios e salas de aula.

   A grande maioria dos  Estudantes presentes se posicionaram favoráveis a greve dos  Professores e Técnicos, como por exemplo o Ca de Serviço Social e História, devido  a importância das pautas reivindicadas pelos mesmos:
·               Professores:  Reajuste das perdas salariais de 52%, Reajuste salarial, tendo em vista a Lei 549 que congela  o salário até 2019, Melhoria nas condições de trabalho (bibliotecas  limitadas e laboratórios ultrapassados), dentre outras  http://www.adufmat.org.br/; http://www.andes.org.br/andes/portal.andes>.
·               Técnicos:  Piso de 3 salários mínimos, 5% de reajuste a cada transição de nível, racionalização de cargos, reposicionamento dos aposentados e outros direitos trabalhistas. < http://www.fasubra.org.br/ >
  Foi encaminhado nesta reunião que os Cas deveriam realizar uma assembléia com seus respectivos cursos sobre estas pautas para assim se tirar um posicionamento  na quarta-feira (07/09) na Reunião Ampliada que ocorrerá as 18hs no DCE e no CEB de sexta-feira (09/09) as 18 hs no DCE para realização de uma PARALISAÇÃO ESTUDANTIL na próxima semana!!!






































































Nenhum comentário:

Postar um comentário