domingo, 28 de agosto de 2011

Nota de esclarecimento as estudantes!



O DCE-UFMT GESTÃO SOLUÇÃO vêm através desta nota esclarecer as falsas polêmicas levantadas pela “Frente de luta dos Centros Acadêmicos” que é formada pelos militantes ligados ao grupo de oposição (Une Pela Base/MRS) que faltam com a verdade para com os discentes sobre diversos aspectos:

1 – A nossa gestão assumiu um DCE sucateado onde todos seus pertences tinham sido debulhados pela gestão anterior, a caixa de som estava queimada (sem conserto), nosso caixa tinha pouco mais de 100 reais e não tínhamos sequer cadeiras para sentar, muito menos computadores, tivemos que correr atrás para criar uma estrutura mínima de trabalho que hoje conseguimos montar reequipando este importante espaço para qualquer discente. Temos computadores, ar-condicionado funcionado, sofás, internet wi-fi, caixa de som e muito mais a disposição da gestão e de todos os discentes da UFMT.

2 – O DCE participa e sempre participará de qualquer mobilização em defesa dos estudantes e dos nossos direitos civis, participamos das lutas contra o novo código florestal ajudando na construção dos atos e na ampliação do debate. Estamos presentes nas discussões sobre a privatização da SANECAP e em defesa do passe livre. Somos o primeiro DCE em muito tempo que auxilia qualquer luta desenvolvida por discentes.

3 – O DCE UFMT já convocou 1 CEB e reuniões ampliadas para debater com os CAs sobre a greve, e esta semana teremos uma assembleia geral para discutir o assunto. Estivemos reunidos com os técnicos da UFMT por várias vezes afim de discutir mobilizações e ações para explicar o motivo da greve, assim como fazer com que as reivindicações sejam atendidas. Uma das medidas de conscientização foi a abertura do RU durante 3 dias no final do semestre passado onde foram explicadas as pautas e motivos da GREVE.

4 – Foi aprovado em CEB que a prioridade para as vagas no Ônibus para o CONUNE seria de Delegados, Gestão do DCE e CAs e esta deliberação foi seguida sendo reservada além das 20 vagas para os delegados e suplentes do campus de Cuiabá e Sinop, ainda foram contemplados 10 indicações do DCE e 10 indicações de CAs. Porém, o ônibus partiu com muitas vagas ociosas devido à desistência no momento de embarque dos militantes ligados a tese UNE pela Base que na hora do embarque solicitaram o dinheiro da viagem de volta prejudicando os demais estudantes presentes no ônibus e deixando vagas ociosas que poderiam ter sido ocupadas por outros discentes da UFMT.

5 – O projeto de regularização das cantinas ainda não foi apresentado à administração superior, contudo este esta sendo feito pelos membros da comissão que apresentaram real vontade de construir o projeto.

6 – Sobre as eleições do CONUNE, estas foram realizadas sem nenhum indicio de irregularidade e a comissão eleitoral desenvolveu com total lisura todo o processo garantindo o direito de voto a todos os discentes.

7 – Nossa gestão possui uma política de transparência muito bem desenvolvida. Em 4 meses de gestão conseguimos receber o equivalente ao caixa da gestão passada inteira praticamente, isso tendo alteração em apenas um contrato mostrando assim que o dinheiro da cantinas agora realmente esta sendo utilizado para os estudantes. Baseados nestas políticas de transparências, divulgaremos sempre um balanço das contas de nossa gestão a todos os estudantes da UFMT mostrando onde o dinheiro esta sendo aplicado. Seguiremos sim o estatuto do DCE e aprovaremos todas as contas em CEB.

Nossa gestão não é atrelada com administração superior e nem com nenhum partido político, temos sempre mostrado um posicionamento independente e defendendo sempre a posição dos discentes da UFMT. Contudo, faremos sim parcerias e trabalharemos junto com a universidade sempre que o interesse dos estudantes e da instituição estiverem na mesma direção, tendo como um belo exemplo disso a Mostra Internacional de Teatro Infantil que desenvolverá diversas ações culturais na UFMT. O projeto Calourada também é um belo exemplo de parceria, onde estudantes independentes, CAs, DCE, Coordenações e Institutos trabalharam conjuntamente trazendo informações, debates e discussões sobre diversos temas como Reforma política, Greve e novo Código Florestal. Nossa gestão entende que estes trabalhos conjuntos contribuem muito para a formação dos estudantes e por isso desenvolvemos estas parcerias.

O DCE coloca-se a disposição de qualquer discente da UFMT, esta e estará sempre pronto a fomentar o debate e a construir as lutas necessárias para garantir os direitos que temos hoje assim como expandi-los. Nossa gestão sempre defenderá a educação, pois acreditamos que este seja o único caminho para mudar nosso país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário