domingo, 9 de setembro de 2012

Mesa Redonda com o Tema “Homofobia Tem Cura: Educação e Criminalização” e Sarau movimentam Centro Cultural

Organizado pelo Coletivo Diversidade UFMT, na última quinta-feira, 30 de agosto, às 19h, uma mesa redonda discutindo a homofobia na sociedade, seus vícios, os problemas que causam e o LGBT (Lésbica, Gay, Bissexual, Travesti e Transexual) na relação preconceituosa. Na mesa, participaram a Prof. MSc. Tatine Rossato (UNIRONDON), Prof. Adriana Salles (SEDUC) e a universitária, membro do Coletivo Diversidade, Kathyussia Teixeira.
As discussões se pautaram sobre o individuo homossexual na sociedade, infância, relações de preconceito na educação, a possibilidade de cura da homofobia, o que é a homofobia, entre outras. Houve ampla participação dos presentes em questionamentos, apresentação de pensamentos e discussões acerca dos temas apresentados.



1. Organizadores do evento, Elana Oliveira, Murilo Alberto e Stephanie Burille

Após o findar da Mesa Redonda, ocorreu a 3° Edição do Sarau Diversidade, com expressões artísticas, música, apresentações de dança, exposição de imagens, entre outros. Mais uma vez o Coletivo Diversidade conseguiu realizar um evento de excelente qualidade, agradando diversos gostos e atraindo diversos estudantes e comunidade.



Também ocorreu apresentação de trabalhos de estudantes, como por exemplo, o realizado pelo estudante de arquitetura, Guilherme Rosa de Almeida, sobre o resgate da dignidade dentro de um presidio da cidade de Cuiabá.


3. Apresentação do trabalho realizado em presidio de Cuiabá

Segundo informação do próprio grupo, “o Coletivo Diversidade surgiu a partir da necessidade de representações sociais e políticas de lésbicas, gays e transgêneros dentro da Universidade Federal de Mato Grosso. O grupo tem como finalidade informar, orientar e preparar a comunidade acadêmica sobre questões que versem o universo LGBT. Visamos o fim da discriminação por virtude da orientação sexual e identidade de gênero, bem como garantir a cidadania, os direitos humanos de LGBT e sua inclusão na universidade e na sociedade.”




O Diretório Central dos Estudantes da UFMT saúda e parabeniza o grupo pelas atuações em prol da cidadania LGBT dos universitários da UFMT e do Movimento Social LGBT.


As Imagens são de:
3. Imagem cedida por Guilherme Almeida

Texto escrito por Alex Zopeletto, coordenador geral do DCE-UFMT/Cba


Nenhum comentário:

Postar um comentário