sábado, 17 de setembro de 2011

ESTUDANTES DA UFMT FAZEM MANIFESTAÇÃO E OCUPAM REITORIA



O dia 15 de setembro de 2011 entrou pra história do Movimento Estudantil desta Universidade. Com cerca de 800 estudantes Mobilizados pelo DCE Gestão Solução e Centros Acadêmicos, fizeram uma manifestação que se iniciou na frente do Restaurante Universitário, passou pelo ICHS, IL, Fernando Corrêa finalizando em frente à Reitoria. 

Os estudantes então iniciaram um árduo debate com a Administração da UFMT durante cerca de 6 horas. Todos os estudantes presentes puderam falar o que estava engasgado na garganta e cobrar soluções para os problemas da UFMT. Então pauta a pauta foi debatida. Discutiram-se principalmente sobre as obras atrasadas no campus, sobre acessibilidade, a necessidade da creche universitária e do centro de vivências, a falta de professores, necessidade de ampliação da assistência estudantil dentre muitos outras reivindicações. 


Embora se tenha conseguido alguns poucos avanços após este amplo debate, muitas pautas reivindicadas ficaram sem respostas. Assim, devido a grande insatisfação e devido a necessidade de se realizar uma pressão maior para o governo federal e para reitoria os estudantes decidiram por ocupar a reitoria. 

Pautas como abertura de concurso público e 10% do PIB para educação, devem ser cobradas do governo, por se tratar de uma pauta nacional. A única forma de se fazer isso é indo as ruas e ocupando as reitorias. Sendo assim pegamos nossas barracas e colchões e montamos nosso acampamento em uma ocupação pacífica onde o único objetivo era a melhoria pela educação. 

Cerca de 50 estudantes passaram a noite dentro do prédio da administração. De início estava tudo ótimo. Tínhamos água, luz e internet funcionando. Primeiro foi  tirado a internet, depois lá pelas 23 horas um gambá ou algum outro animal fez com que a luz da UFMT inteira acabasse e ficamos no escuro em um prédio quase sem janelas e com muitos pernilongos a nossa volta. Apesar do problema a ocupação resistiu. 

No dia seguinte, iniciamos nossa manhã debatendo nossa mobilização durante o dia. Membros de DCE, CAs e demais estudantes se organizaram para manter a ocupação e passar nos blocos divulgando o movimento. Ao final do dia como planejado realizamos um Conselho de Entidades de Base – CEB para discutir as próximas ações do movimento em prol da educação. 

No CEB deliberamos pela não continuação da ocupação, os CAs farão em seus cursos discussões sobre as necessidades dos estudantes e quinta feira a noite será realizada uma assembléia geral universitária com intuito de deliberar sobre as próximas ações.



A LUTA CONTINUA...























Nenhum comentário:

Postar um comentário